*** AVISO ***
Prezado cliente, excepcionalmente neste momento de pandemia, os horários de atendimento de nossas Unidades estão sendo alterados periodicamente. Para confirmá-los, entre em contato conosco.

Laboratório Oswaldo Cruz - Taubaté | Tradição e Seriedade à Serviço da Boa Medicina!

05/06/2020 - Exames Laboratoriais específicos para COVID-19 (SARS-CoV-2)

Home / Notícias / 05/06/2020 - Exames Laboratoriais específicos para COVID-19 (SARS-CoV-2)

Existem dois tipos de exames disponíveis em nosso serviço: Detecção do vírus propriamente dito (através de método molecular) ou Detecção de Anticorpos (métodos Quimioluminescentes ou Imunocromatográficos), também conhecida como Sorologia (IgG e/ou IgM).

A detecção do RNA viral é realizada pelo método de RT-PCR em secreção obtida com swab combinado de Nasofaringe e Orofaringe, encaminhada à Laboratório de Apoio.

A Detecção de Anticorpos é realizada no sangue, e dentre as diferentes opções disponíveis para Sorologia (IgG, IgM, IgA), o laboratório optou por utilizar como padrão a pesquisa de Anticorpos IgG Anti-SARS-CoV-2 por método de Quimioluminescência Amplificada (automatizado) em sua própria Central Analítica (Taubaté/SP) na plataforma analítica VITROS5600.

 

Apresentação do kit IgG-Covid19 / Vitros:

https://oswaldocruz.com.br/images/noticias/SarsCoV-2_IgG.PDF

 

Esclarecimento sobre a opção de teste padrão para Sorologia:

https://oswaldocruz.com.br/images/noticias/Informativo_SarsCoV-2_IgG.PDF

 

Entrevista CNBC: CEO da Ortho Clinical Diagnostics explica teste para anticorpos (legendas em Português disponíveis no próprio Youtube):

https://youtu.be/c70qawpqQgE

 

Alternativamente, também são disponibilizadas as Sorologias por “Teste Rápido IgG/IgM”  (em nossa Central Analítica), Quimioluminescência IgG/IgM ou ELISA IgA (Laboratório de Apoio), se assim especificadas no respectivo Pedido Médico.

Os exames realizados em nossa Central Central analítica possuem rotinas diárias e liberação de resultados no mesmo dia da coleta da amostra. Os exames encaminhados a Laboratórios de Apoio possuem prazos mais estendidos, conforme as particularidades técnico-logísticas de cada exame.

 

RT-PCR (Detecção de RNA Viral)

 

RT-PCR é o teste padrão (Gold Standard) para o diagnóstico da COVID-19. A positividade do RT-PCR costuma ocorrer nos primeiros dias de infecção, até o sétimo dia de sintomas, em pacientes com quadro autolimitado, podendo estender-se nos casos com evolução clínica arrastada (ou complicada). Portanto, ambulatorialmente, o RT-PCR é indicado sobretudo na avaliação de pacientes SINTOMÁTICOS; A positividade do RT-PCR pode ocorrer intermitentemente, conforme relatos da Literatura.

COLETA: O agendamento deste exame é realizado EXCLUSIVAMENTE para COLETA DOMICILIAR no caso de pacientes sintomáticos ou com suspeita de COVID19, sendo que algumas de nossas Unidades passarão gradualmente a oferecer esta coleta presencial, desde que para clientes assintomáticos (sem suspeita clínica de Covid19). Em ambos os casos COM APRESENTAÇÃO DE PEDIDO MÉDICO. Este agendamento varia conforme disponibilidade deste exame por parte do Laboratório Molecular de Apoio (para o qual o mesmo é referenciado) e horários estipulados pelas Unidades.

 

SOROLOGIA (Detecção de Anticorpos)

 

A pesquisa de Anticorpos pode ser utilizada tanto no caso de SINTOMÁTICOS quanto ASSINTOMÁTICOS, na dependência do contexto clínico-epidemiológico de cada paciente, bem como do perfil de detecção/soroconversão dos anticorpos. A principal utilidade da Sorologia é verificar se um indivíduo supostamente já entrou ou não em contato com o SARS-CoV-2, produzindo anticorpos em resposta. Destes anticorpos, a Imunoglobulina G (IgG) é o de maior interesse, tendo em vista se tratar do anticorpo que confere Imunidade prolongada (de “memória”). No caso da COVID-19 ainda é incerto o grau de proteção que os anticorpos produzidos conferem contra novas infecções. 

A coleta deve ser realizada a partir de no mínimo 10 dias do início dos sintomas para IgM, e de no mínimo 14 dias do início dos sintomas para IgG, tendo em vista o período de “janela imunológica”. Ainda assim, em alguns casos, o paciente pode levar mais tempo para que ocorra a soroconversão (surgimento de níveis detectáveis de anticorpos no sangue).

COLETA: Clientes que estejam ASSINTOMÁTICOS nas últimas 72hs podem podem efetuar a coleta presencialmente em qualquer uma de nossas UNIDADES. Indivíduos SINTOMÁTICOS devem solicitar agendamento de COLETA DOMICILIAR.

 

Em caso de DÚVIDAS sobre os exames para COVID-19, clique aqui e consulte texto técnico com “Perguntas e Respostas”  elaborado por nossa Assessoria Científica.

Créditos: Assessoria Científica - Lab. Oswaldo Cruz

Outras Notícias
Copyright © 2020. All Rights Reserved.