*** AVISO ***
Prezado cliente, excepcionalmente neste momento de pandemia, os horários de atendimento de nossas Unidades estão sendo alterados periodicamente. Para confirmá-los, entre em contato conosco.

Laboratório Oswaldo Cruz - Taubaté | Tradição e Seriedade à Serviço da Boa Medicina!

16/04/2020 - Considerações sobre Exames Laboratoriais Ambulatoriais para COVID-19

Home / Notícias / 16/04/2020 - Considerações sobre Exames Laboratoriais Ambulatoriais para COVID-19

                           

 

Considerações sobre Exames Laboratoriais Ambulatoriais para COVID-19

 

Atualmente disponibilizamos três tipos de exames para COVID-19: “RT-PCR para RNA Viral em secreção obtida com swab combinado de Nasofaringe e Orofaringe”, “Sorologia (IgG/IgM) por Teste Rápido (Imunocromatográfico) no sangue”, e “Sorologia (IgG/IgM) por Método Quimioluminescente automatizado”. Estes exames são realizados SOMENTE COM APRESENTAÇÃO DE PEDIDO MÉDICO, especificando QUAL O MÉTODO desejado para a pesquisa do Coronavírus.

 

RT-PCR (RNA Viral)

 

● RT-PCR é o teste padrão (Gold Standard) para o diagnóstico de COVID-19. A positividade do RT-PCR costuma ocorrer nos primeiros dias de infecção, até o sétimo dia de sintomas, em pacientes com quadro autolimitado, podendo estender-se nos casos com evolução clínica arrastada (ou complicada). Portanto, ambulatorialmente, o RT-PCR é indicado sobretudo na avaliação de pacientes SINTOMÁTICOS; A positividade do RT-PCR pode ocorrer intermitentemente, conforme relatos da Literatura. AGENDAMENTO E COLETA: O agendamento deste exame é realizado EXCLUSIVAMENTE através de COLETA DOMICILIAR, e o número de coletas depende da disponibilidade por parte do Laboratório Molecular de Apoio. As coletas estão sendo realizadas nas cidades de Taubaté e Tremembé, e na semana que vem, será estendida para São José dos Campos (Unidades CDA), Pindamonhangaba e Caçapava (Unidades Oswaldo Cruz). Posteriormente, ampliaremos para demais Unidades em outras cidades.

 

SOROLOGIA (IgG/IgM): Teste Rápido ou Método Quimioluminescente

 

A pesquisa de Anticorpos pode ser utilizada tanto no caso de SINTOMÁTICOS quanto ASSINTOMÁTICOS, na dependência do contexto clínico-epidemiológico de cada paciente, bem como do perfil de detecção/soroconversão dos anticorpos.

● Sorologia por TESTE RÁPIDO é um método Imunocromatográfico QUALITATIVO de realização manual e leitura visual. Dados da Literatura sugerem que a Sensibilidade dos Testes Rápidos na detecção de anticorpos é incrementada quando a coleta é realizada a partir de, no mínimo, 10 dias para IgM e 14 dias para IgG, contados a partir do início dos sintomas.

● Sorologia por MÉTODO QUIMIOLUMINESCENTE é um ensaio automatizado QUANTITATIVO, ou seja, o resultado é expresso na forma de um “índice numérico”, o qual, quando acima do “CutOff”, é considerado positivo. Tratando-se de método mais Sensível, a coleta para este exame pode ser realizada a partir de 07 dias do início dos sintomas. Independentemente do método utilizado, deve-se considerar que existem casos em que a soroconversão é mais tardia. AGENDAMENTO E COLETA: No caso das Sorologias, tanto por Teste Rápido quanto Método Quimioluminescente, os indivíduos que estejam atualmente ASSINTOMÁTICOS por duas semanas podem efetuar a coleta presencialmente em qualquer uma de nossas UNIDADES. Indivíduos SINTOMÁTICOS devem solicitar agendamento de COLETA DOMICILIAR.

 

 

 

 

Obs.: Na realização de qualquer um destes Exames o Laboratório irá coletar informações para fins de preenchimento da Ficha de Notificação obrigatória à Vigilância Sanitária (SIVEP-Gripe).

CONTATO PARA AGENDAMENTO DE EXAMES:

SAC / WhatsApp: (12) 2123-9200

E-mail: contato@oswaldocruz.com.br

 

Atenciosamente,

Assessoria Científica.

Créditos:

Outras Notícias
Copyright © 2020. All Rights Reserved.