- Considerações sobre Exames Laboratoriais Ambulatoriais para COVID-19

Home / Notícias / - Considerações sobre Exames Laboratoriais Ambulatoriais para COVID-19

                           

 

13/04/2020 - Considerações sobre Exames Laboratoriais Ambulatoriais para COVID-19

 

Atualmente disponibilizamos dois tipos de exames para COVID-19, ambos realizados somente com apresentação de Pedido Médico: “RT-PCR para RNA Viral em secreção obtida com swab combinado de Nasofaringe e Orofaringe” e “Sorologia (IgG/IgM) por Teste Rápido (Imunocromatográfico) no sangue”.

 

RT-PCR (RNA Viral)

 

- O exame de RT-PCR é o teste padrão (Gold Standard) para o diagnóstico de COVID-19. A positividade do RT-PCR costuma ocorrer nos primeiros dias de sintomas em pacientes com quadro autolimitado, podendo estender-se nos casos com evolução clínica arrastada (ou complicada). Portanto, ambulatorialmente, o RT-PCR é indicado sobretudo na avaliação de pacientes SINTOMÁTICOS;

-AGENDAMENTO E COLETA: Neste momento a coleta para RT-PCR está liberada apenas para a cidade de Taubaté/SP, e limitada a 02 (duas) amostras por dia, conforme disponibilizado pelo respectivo Laboratório Molecular de Apoio. O agendamento deste exame é realizado EXCLUSIVAMENTE através de COLETA DOMICILIAR (estendida também para o Distrito de Quiririm e Município de Tremembé).

 

Teste Rápido (Sorologia IgG/IgM)

 

- O exame de Sorologia (IgG/IgM) por Teste Rápido (método Imunocromatográfico) pode ser utilizado tanto no caso de pacientes SINTOMÁTICOS quanto ASSINTOMÁTICOS, na dependência do contexto clínico-epidemiológico de cada paciente, bem como do perfil de detecção/soroconversão dos anticorpos. Apesar dos anticorpos já poderem ser detectados em alguns casos a partir de 5-7 dias do início dos sintomas, dados da Literatura sugerem que a Sensibilidade dos Testes Rápidos na detecção dos mesmos é incrementada quando a coleta é realizada a partir de, no mínimo, 10 dias para IgM e 14 dias para IgG, contados a partir do início dos sintomas. Em alguns casos a soroconversão pode ser mais tardia.

-AGENDAMENTO E COLETA: Indivíduos que estejam atualmente ASSINTOMÁTICOS por duas semanas, podem efetuar a coleta em qualquer uma de nossas UNIDADES. Indivíduos SINTOMÁTICOS devem solicitar agendamento de COLETA DOMICILIAR.

 

 

 

 

Em ambos os Exames o Laboratório irá coletar informações para fins de preenchimento da Ficha de Notificação obrigatória à Vigilância Sanitária (SIVEP-Gripe).

CONTATO PARA AGENDAMENTO DE EXAMES:

SAC / WhatsApp: (12) 2123-9200

E-mail: contato@oswaldocruz.com.br

 

Atenciosamente,

Assessoria Científica.

Créditos: Assessoria Científica - Lab. Oswaldo Cruz

Outras Notícias
Copyright © 2024. All Rights Reserved.