06/09/22 - Setembro Vermelho: Cheque a saúde do seu coração

Home / Notícias / 06/09/22 - Setembro Vermelho: Cheque a saúde do seu coração

Em setembro, escutar o coração ganha novo significado: ouvir como está a saúde desse músculo tão importante ganha foco. No dia 29 de setembro, o coração tem um espaço no calendário mundial para incentivar a prevenção e levar informação sobre doenças cardiovasculares.

 

Aqui no Brasil as doenças do coração tiram a vida de uma pessoa a cada 40 segundos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em pesquisa publicada em 2020. Ao todo, 14 milhões de pessoas morreram de doenças cardiovasculares que podem ser prevenidas e tratadas.

 

Primeiro lugar de causa da morte, as doenças cardiovasculares podem ser parcialmente prevenidas com check-ups frequentes a partir dos 35 anos, ou 30 anos para pessoas com histórico familiar de doenças do coração. Saiba mais sobre os fatores de risco, as principais doenças, como prevenir e ficar alerta com os sinais da sua saúde cardiovascular.

 

Quais são os fatores de risco para uma doença cardiovascular?

 

O consumo excessivo de sal, o tabagismo e o sedentarismo são três fatores de risco que, ligados aos hábitos, podem intensificar processos de adoecimento cardiovascular.

 

Quando falamos de doenças pre-existentes que são consideradas fatores de risco para agravos do comprometimento cardiovascular, consideramos a hipertensão, doenças da tireoide e a diabetes como as principais. Estas, quando combinadas aos maus hábitos, são preocupantes para a saúde como um todo, especialmente à saúde do coração.

 

Principais doenças cardiovasculares

 

Arritmia: é uma doença que altera o ritmo das batidas do coração. Os vários tipos de alteração, como a taquicardia e descompasso, podem levar à morte súbita cardíaca. Os sintomas são caracterizados por dor no peito, pressão baixa, palpitações e confusão mental.

 

Infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco/infarto): é uma obstrução de sangue causada por um coágulo. Os principais sintomas são: dor no peito, costas e braço esquerdo, suor frio e sensação de desmaio. É uma das doenças cardiovasculares mais conhecidas e danosas.

 

Acidente Vascular Cerebral (AVC): É uma alteração no fluxo sanguíneo que causa a morte de células do sistema nervoso. Existem dois tipos principais de AVC: o hemorrágico, que é quando os vasos sanguíneos rompem e aumentam a pressão intracraniana; e o isquêmico, que ocorre por obstrução dos vasos sanguíneos, embolia e trombose.

 

O diagnóstico e o acompanhamento devem ser feitos por um médico cardiologista acompanhado de exames específicos.

 

É hora de prevenir e ouvir seu coração.

 

Algumas mudanças de hábitos e atitudes são responsáveis pela prevenção das doenças cardiovasculares e pelo fortalecimento da sua saúde como um todo. Veja só:

 

. Faça exercícios físicos regularmente;
. Tenha momentos de lazer e descontração para diminuir o estresse;
. Evite o excesso de sal, gorduras, industrializados e álcool;
. Elimine o tabagismo e o consumo de drogas;
. Cuide das doenças, como diabetes e hipertensão.

 

Mantenha-se vigilante aos sinais do seu coração. Investigue o histórico familiar das doenças cardiovasculares. Busque atendimento especializado e exames específicos ao menor sinal para ter uma vida mais saudável!

Créditos: DB-Diagnósticos do Brasil

Outras Notícias
Copyright © 2024. All Rights Reserved.