22/12/2022 - A importância do Diálogo entre Médico e Laboratório

Home / Notícias / 22/12/2022 - A importância do Diálogo entre Médico e Laboratório

A clínica é soberana. Entretanto, todos sabemos a contribuição das informações oriundas de exames laboratoriais e seu peso na tomada de decisão médica em condutas clínicas perante os pacientes. Testes laboratoriais são essenciais para a prática médica e essa relação tende a se potencializar cada vez mais, principalmente, devido à incorporação de novas tecnologias.

 

Mesmo com o avanço tecnológico, de processos e controle de qualidade por parte dos laboratórios, o que minimiza a incidência de falhas nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, o universo de variantes e fatores  interferentes na prática das análises clínicas é amplo, compreendendo além das etapas InVitro também a prática clínica de requisição, bem como interpretação de laudos.

 

                                                                     

 

Assim, é fundamental o diálogo entre Médicos e Laboratório, com o intuito de agregar informação clínico-laboratorial, e em muitos casos, prevenir ou rastrear de um lado possíveis intercorrências relacionadas aos testes, e de outro lado, equívocos na interpretação clínica dos mesmos, com benefícios ao atendimento global aos pacientes. Um exemplo bem relevante é a Discordância clínico-laboratorial: quando um resultado obtido para determinado exame, a príncipio, difere do esperado clinicamente para um paciente.

 

Em caso de Discordância clínico-laboratorial não convém o referenciamento do paciente para serviço diagnóstico distinto, mas sim o contato com o laboratório que liberou originalmente o laudo, ainda que através de simples anotação em receituário/pedido médico (carta), já que no dia-a-dia atribulado dos consultórios/clínicas muitas vezes não é possível o contato em tempo real.

 

Este contato é fundamental, pois além de não minar a relação de confiança do paciente com o serviço diagnóstico de sua escolha, permite a revisão de laudos, recuperação de amostras em soroteca (ou re-coleta) para fins de repetições pelo mesmo método e/ou distinto (contra-prova), a fim de confirmar ou retificar laudos, com emissão de relatório técnico com informações adicionais pertinentes à interpretação, quando pertinente. Essa prática, além de benéfica ao esclarecimento da suposta discordância clínico-laboratorial, pois centraliza num mesmo serviço a contemplação dos já documentados coeficientes de variação intra/inter ensaio, também beneficia o paciente, tendo em vista que o processo é efetuado sem ônus ao mesmo, e muitas vezes sem a necessidade de submeter-se a nova coleta de material, bem como estreita a relação do laboratório com o profissional médico.

 

                                                                                                          

 

Hoje com 18 unidades no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e São Paulo-capital, oferecemos serviços com agilidade e confiabilidade, desde a fase pré-analítica até a entrega dos resultados. Se a nossa “Tradição e Seriedade a Serviço da Boa Medicina” se perpetua, o motivo é a participação e reconhecimento de nossos colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes, aos quais somos profundamente gratos! Sempre superando desafios, a equipe de colaboradores do Lab. Oswaldo Cruz encerra mais um ciclo,  desejando a todos um Final de Ano repleto de Paz, Esperança e Felicidade!

 

                                                                                

 

Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, Anatomia Patológica e Citologia, Patologia Clínica Veterinária, e Medicina do Trabalho

 

RESPONSÁVEIS TÉCNICOS:

 

                                                          Dr. José Domingos Abreu de Andrade – Patologista Clínico – CRM37.368

                                                          Dra. Mara Patrícia G. de Andrade – Patologista – CRM113.264

                                                          Dr. Marcio Daniel G. de Andrade – Médico Veterinário – CRMV19.230

                                                          Dr. Marcos Alexandre G. de Andrade – Patologista Clínico / Médico do Trabalho – CRM99.205

                                                          Dr. Raphael Augusto L. H. Braga – Patologista / Clínico Geral – CRM114.071

                                                          Dra. Renata Couto – Patologista Clínica Veterinária – CRMV17.759

Créditos:

Outras Notícias
Copyright © 2024. All Rights Reserved.