*** AVISO ***
Prezados clientes,
Informamos que, excepcionalmente nesta sexta-feira e sábado (01/07 e 02/07), nossa Unidade de Atendimento Jacareí Centro situada na Rua João Américo da Silva, 325 não terá expediente.
Motivo: redução regional temporária no número de colaboradores (afastamentos por COVID19), com demanda por rodízio/deslocamento/relocação de profissionais.
Gratos pela compreensão.

01/06/22 - Você já ouviu falar sobre Junho Lilás?

Home / Notícias / 01/06/22 - Você já ouviu falar sobre Junho Lilás?

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do Teste do Pezinho, durante este mês, campanhas são desenvolvidas para destacar a relevância do exame para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças raras.


O Teste do Pezinho faz parte dos exames da triagem neonatal e é muito importante para o bebê. Também chamado de teste de Guthrie, chegou ao Brasil no final dos anos 70 e se tornou obrigatório desde 1992.


Por meio dele é possível detectar, precocemente, diversas enfermidades conhecidas como Doenças Metabólicas Hereditárias, e, assim, começar o tratamento. Com isso, a criança tem mais oportunidade de mudar o curso natural da doença e ter um desenvolvimento saudável.

 

Qual a finalidade do Dia Nacional do Teste do Pezinho?



Por ser tão relevante para a saúde, dia 6 de junho foi instituído como o Dia Nacional do Teste do Pezinho. É uma forma de lembrar a todos que agir com prevenção é sempre a melhor decisão.


A data faz parte da campanha Junho Lilás, com a iniciativa do Programa Nacional de Triagem Neonatal:
(https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue/programa-nacional-da-triagem-neonatal).


O objetivo é conscientizar sobre a importância da saúde preventiva e valorizar as ações de triagem neonatal.


O exame é simples: bastam algumas gotinhas de sangue para proporcionar à criança um futuro com mais qualidade de vida e bem-estar.

 

Como é feito e quais são as doenças diagnosticadas?



O Teste do Pezinho é realizado com uma picadinha no calcanhar do bebê, uma das regiões mais irrigadas pelos vasos sanguíneos. Isso o torna rápido e pouco invasivo.

 

O exame permite identificar, precocemente, uma série de doenças. A seguir, conheça as principais:
Hipotireoidismo congênito: entre as causas dessa condição estão a formação irregular da glândula da tireoide e lesões em regiões específicas do cérebro;
Doença falciforme: reduz a capacidade das hemácias transportarem oxigênio pelo organismo, provocando fraqueza, apatia e dor generalizada;
Fenilcetonúria: prejudica o sistema neurológico;
Fibrose cística: afeta os aparelhos digestivo e respiratório, assim como as glândulas sudoríparas;
Hiperplasia congênita da suprarrenal: compromete a produção de hormônios essenciais à vida;


Deficiência de biotinidase: leva a atrasos no desenvolvimento, surdez e convulsões, entre outros problemas graves.

Créditos: DB-Diagnósticos do Brasil / Ministério da Saúde

Outras Notícias
Copyright © 2022. All Rights Reserved.