Ação em torno da saúde do homem atenta ainda para o câncer de próstata
O INCA, mais uma vez, aproveita as celebrações impulsionadas pelo movimento Novembro Azul para divulgar ações importantes para que o homem cuide da própria saúde, inclusive em relação ao câncer de próstata. O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) mostrou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens. Recentemente, o Ministério lançou, com apoio técnico do INCA, a página Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento e prevenção em seu portal na Internet. O INCA também postou a cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? com informações para que as pessoas possam entender mais acerca da doença e decidirem o que é melhor para a própria saúde. A cartilha incentiva a conversa com o profissional de saúde. O Instituto também produziu o vídeo Saúde do homem – um alerta e um convite para que o homem se cuide.
O INCA não recomenda que se organizem campanhas para convocar homens para a realização de check-up para câncer de próstata. Acesse a recomendação do INCA sobre exames de check-up para o câncer de próstata.
Em 2015, o MS e o INCA editaram nota técnica na qual sugerem, entre outras coisas, a capacitação dos profissionais da atenção básica para que esclareçam os homens sobre os sintomas do câncer de próstata; a promoção da qualificação dos agentes comunitários e das equipes de saúde da família para que também possam orientar a população; a implementação de estratégias educacionais, de comunicação e de divulgação de medidas preventivas, promoção e atenção à saúde masculina; e a instauração de políticas nacionais voltadas para a saúde do homem e da pessoa idosa.
Créditos: INCA