06/07/22 - Tecnologia Analítica Alinhada com o Meio Ambiente

Home / Notícias / 06/07/22 - Tecnologia Analítica Alinhada com o Meio Ambiente

O Laboratório Oswaldo Cruz sempre atuou com seriedade e ética profissional em todos os seus setores, e na questão ambiental não seria diferente.

Há mais de 18 anos utilizamos no setor de Bioquímica em nossa Central Analítica o método de QUÍMICA SECA, sistema exclusivo desenvolvido pela Ortho Clinical Diagnostics (empresa americana que surgiu com a fusão de dois ramos diagnósticos da Johnson&Johnson).

Originalmente utilizando o equipamento VITROS350(figura1), com a evolução dos sistemas, passamos pelo VITROS750, até os atuais VITROS5600, contemplando também análises de ImunoHormônios e Marcadores Tumorais, sendo aguardada em breve a chegada do recém adquirido equipamento VITROS XT 7600.



E o que o uso de QUIMICA SECA tem a ver com Meio Ambiente?

As análises bioquímicas representam mais de 60% de uma rotina laboratorial, com grande número de exames que, quando realizados por métodos de bioquímica convencionais demandam grandes volumes de água ultrapurificada, bem como geram esse mesmo volume em efluentes (resíduos líquidos).


Além do sistema de Quimica Seca ser referência mundial em qualidade analítica, ele utiliza a tecnologia de MicroSlides, nos quais os reagentes químicos já se encontram impregnados “à seco”, sendo que a própria gota de soro (sangue) da amostra proporciona a fase líquida necessária à reação. Dispensando o uso de água
Com isso, além da economia do precioso recurso de água ultrapurificada (milhares de Litros anuais), os respectivos efluentes liquidos são substituidos por diminuto volume de componentes sólidos, cujo recolhimento e destinação através do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é mais seguro e eficaz em minimizar danos ao Meio Ambiente.

Créditos: Assessoria Científica - Lab. Oswaldo Cruz

Outras Notícias
Copyright © 2024. All Rights Reserved.